ST 3 - Through the threshold: multiletramentos e multimodalidade no ensino de línguas como caminhos para uma prática docente mais ampla

Simpósio Temático 3
 
Through the Threshold: Multiletramentos e Multimodalidade no Ensino de Línguas como caminhos para uma prática docente mais ampla
 
Coordenador:
Prof. Dr. Jesiel Soares Silva (UFOP)
 
Este simpósio propõe-se como espaço de diálogo e partilha entre docentes, pesquisadores e estudantes interessados nas práticas pedagógicas que se constroem a partir da multiplicidade de linguagens, da criatividade docente e da sensibilidade às demandas do mundo contemporâneo. Tomando como ponto de partida a perspectiva dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), compreendemos o ensino como um campo atravessado por diferentes modos de significação – verbais, visuais, gestuais, sonoros, espaciais e digitais – e reconhecemos na docência uma prática cultural, estética e política. Em tempos de intensificação dos fluxos informacionais, de disputa por sentidos e de ampliação das tecnologias de comunicação, torna-se urgente refletir sobre formas pedagógicas que acolham a diversidade de modos de expressão e que incentivem o protagonismo criador de professores e alunos (KRESS, 2010; COPE; KALANTZIS, 2020). A proposta deste simpósio, portanto, é convocar trabalhos que explorem os multiletramentos não apenas como conceito teórico, mas como prática situada, afetiva e relacional, em que o ato de ensinar se torna também ato de compor, de narrar, de performar o mundo. Em sintonia com essa abordagem, valorizamos propostas que pensem a multimodalidade como potência didática, a sala de aula como espaço estético e os processos de aprendizagem como experiências encarnadas, atravessadas pelo humor, pela escuta e pela presença sensível do professor (ROJO; MOURA, 2019; LANKSHEAR; KNOBEL, 2021). Convidamos a refletir sobre o ensino como gesto criativo e aberto, que dialoga com a cultura digital, com a arte, com a performance e com os afetos, e que é capaz de promover transformações subjetivas e sociais ( KLEIMAN, 2021; OLIVEIRA, 2016). Assim, este simpósio acolherá relatos de experiência, estudos de caso, reflexões teóricas e propostas pedagógicas que estejam comprometidas com uma docência plural, poética e crítica, que reconhece o valor das múltiplas formas de linguagem e que resiste à homogeneização dos discursos educativos. Ao reunir vozes que inventam, reimaginam e multiplicam os sentidos do ensinar, queremos construir coletivamente um espaço de inspiração e engajamento, onde a educação se afirme como um ato profundamente ético, estético e político.
 
Palavras-chave: Multiletramentos, Multimodalidade, Ensino de Línguas