ST 12 - Estudos de Letramento(s) e Língua Portuguesa: interfaces com ensino e formação docente

Simpósio Temático 12

Estudos de Letramento(s) e Língua Portuguesa: interfaces com ensino e formação docente

 
Coordenação:
Prof. Me. Ícaro Guilherme Guerra (UFOP)
Profa. Dra. Rómina de Mello Laranjeira (UFOP)
 
Considerando a natureza transdisciplinar da Linguística Aplicada, à luz das teorias socioculturais do letramento (Barton; Hamilton, 1998; Gee, 2008; Street, 2014) em paralelo com as contribuições da Educação (Freire, 1996; Soares, 2012), este simpósio busca discutir sobre as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade no contexto do ensino de Língua Portuguesa, levando em conta a formação inicial e continuada de professores, a prática em sala de aula na educação básica e as diferentes pesquisas emergentes sobre a temática. Vivemos em uma sociedade grafocêntrica que, cada vez mais, volta seus objetivos para o cumprimento de metas e objetivos, sobretudo os oriundos dos documentos oficiais focados nas avaliações em larga escala. Desta forma, é necessário discutir como tais mudanças desdobram sobre os diferentes letramentos dos indivíduos e para a educação linguística do país. O simpósio abarca diferentes pesquisas, finalizadas ou em andamento, sobre letramentos, que dialogam com a Linguística Aplicada e a Educação e que tratam de temáticas como ensino de Língua Portuguesa, formação inicial e continuada de professores. Espera-se, com esse simpósio, que os pesquisadores dialoguem sobre suas pesquisas e compartilhem saberes referentes aos estudos dos letramentos, ampliando seus repertórios bibliográficos.
 
Palavras-chave: Letramentos, Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Formação de professores