PROGRAMAÇÃO DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Confira a Programação dos Simpósios Temáticos:
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Simpósio Temático 1
Estudos Surdos: visibilizando a comunidade surda
Coordenação:
Profa. Dra. Andreia Chagas Rocha Toffolo (UFOP)
Profa. Dra. Dayse Garcia Miranda (UFOP)
Profa. Me. Isis Tatiane Lima Alves (UFOP)
Os Estudos Surdos ganharam destaque a partir da década de 1980, quando pesquisadores passaram a enxergar as comunidades surdas como grupos culturais distintos, adotando uma abordagem antropológica em vez da perspectiva clínica que predominava nas investigações sobre pessoas surdas até então. Os Estudos Surdos constituem um campo de pesquisa e educação que compreende a surdez como uma diferença linguística e cultural. Nesse programa, aspectos como identidades, línguas, projetos educacionais, história, arte e comunidades surdas são abordados a partir da valorização da diferença e de seu reconhecimento político, rompendo com visões clínicas. O objetivo do nosso simpósio temático é dar visibilidade a projetos de pesquisa e a pesquisadores surdos e não-surdos que buscam constituir um espaço de investigação voltado à problematização dos diferentes discursos sobre os surdos, a surdez e a língua de sinais (LS). Pretendemos desvincular os Estudos Surdos da temática da educação especial, campo no qual a surdez é frequentemente associada à anormalidade, e a língua de sinais, subjugada à língua oral. Como base teórica, destacam-se autores como Skliar (1988; 2016), Perlin (1998), Strobel (2008) e Lopes (2007), que se dedicaram a dar visibilidade à língua de sinais e à cultura surda, defendendo uma abordagem pautada no reconhecimento da diferença e da identidade surda.
Palavras-chave: Estudos surdos, Cultura surda, Surdez, Língua de Sinais.
Simpósio Temático 2
Linguística aplicada hoje: retratos locais de uma realidade em movimento
Coordenação:
Profa. Dra. Anelise Fonseca Dutra (UFOP)
Profa. Dra. Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP)
Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima (UFOP)
Tendo em vista os cenários contemporâneos marcados por interações cotidianas de uma vida social atravessada por desigualdades e injustiças, fazer Linguística Aplicada (LA) requer uma atitude responsiva a essas demandas, ou seja, pesquisar questões de linguagem que sejam sensíveis sobre os diferentes contextos, sujeitos e que tente construir possíveis projetos de mudança social. Em linhas gerais, o compromisso ético da LA se amplia sobre dois eixos macro: as práticas linguísticas (contextos de trabalho, familiar, jurídico, religioso, nas interações online e offline, dentre outros tantos espaços e discursos da vida cotidiana) e a educação linguística (os processos de ensinar e aprender diferentes línguas, a formação de professores, a geopolítica linguística, etc.). Assim, o presente simpósio busca congregar trabalhos recentes em LA de pesquisadores que se enquadram nos eixos da educação e das práticas linguísticas e que buscam socializar resultados e desafios contemporâneos sobre fazer pesquisa sobre e por meio da linguagem. Buscamos o diálogo com diferentes perspectivas teóricas, bem como trajetórias metodológicas que tenham como aspecto comum o campo da LA. Dado seu caráter transdisciplinar e de assemblage epistemológico – uma amálgama de conhecimentos que se constrói nas aproximações temporárias entre saberes de uma realidade em transformação, o simpósio será constituído de trabalhos concluídos ou em andamento realizados nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão por professores, estudantes e demais interessados.
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Epistemologias contemporâneas, Produção de conhecimento, Formação de Professores, Práticas Linguísticas
Simpósio Temático 3
Through the threshold: multiletramentos e multimodalidade no ensino de línguas como caminhos para uma prática docente mais ampla
Coordenador:
Prof. Dr. Jesiel Soares Silva (UFOP)
Este simpósio propõe-se como espaço de diálogo e partilha entre docentes, pesquisadores e estudantes interessados nas práticas pedagógicas que se constroem a partir da multiplicidade de linguagens, da criatividade docente e da sensibilidade às demandas do mundo contemporâneo. Tomando como ponto de partida a perspectiva dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), compreendemos o ensino como um campo atravessado por diferentes modos de significação – verbais, visuais, gestuais, sonoros, espaciais e digitais – e reconhecemos na docência uma prática cultural, estética e política. Em tempos de intensificação dos fluxos informacionais, de disputa por sentidos e de ampliação das tecnologias de comunicação, torna-se urgente refletir sobre formas pedagógicas que acolham a diversidade de modos de expressão e que incentivem o protagonismo criador de professores e alunos (KRESS, 2010; COPE; KALANTZIS, 2020). A proposta deste simpósio, portanto, é convocar trabalhos que explorem os multiletramentos não apenas como conceito teórico, mas como prática situada, afetiva e relacional, em que o ato de ensinar se torna também ato de compor, de narrar, de performar o mundo. Em sintonia com essa abordagem, valorizamos propostas que pensem a multimodalidade como potência didática, a sala de aula como espaço estético e os processos de aprendizagem como experiências encarnadas, atravessadas pelo humor, pela escuta e pela presença sensível do professor (ROJO; MOURA, 2019; LANKSHEAR; KNOBEL, 2021). Convidamos a refletir sobre o ensino como gesto criativo e aberto, que dialoga com a cultura digital, com a arte, com a performance e com os afetos, e que é capaz de promover transformações subjetivas e sociais (KLEIMAN, 2021; OLIVEIRA, 2016). Assim, este simpósio acolherá relatos de experiência, estudos de caso, reflexões teóricas e propostas pedagógicas que estejam comprometidas com uma docência plural, poética e crítica, que reconhece o valor das múltiplas formas de linguagem e que resiste à homogeneização dos discursos educativos. Ao reunir vozes que inventam, reimaginam e multiplicam os sentidos do ensinar, queremos construir coletivamente um espaço de inspiração e engajamento, onde a educação se afirme como um ato profundamente ético, estético e político.
Palavras-chave: Multiletramentos, Multimodalidade, Ensino de Línguas
Simpósio Temático 4
Literatura Infantil: teoria, mediação e ensino
Coordenação:
Profa. Dra. Ivanete Bernardino Soares (UFOP)
Prof. Laércio Francisco de Souza Alves Júnior (UFOP)
O simpósio “Literatura infantil: teoria, mediação e ensino” propõe ser um espaço de debate sobre os múltiplos atravessamentos da literatura endereçada às infâncias. O espaço busca acolher trabalhos que explorem as bases teóricas que fundamentam a literatura infantil, suas particularidades estéticas e seu papel na formação do leitor. Serão bem-vindas também discussões sobre as práticas de mediação de leitura, tanto em ambientes formais quanto não formais, investigando estratégias, desafios e o impacto dessas ações no desenvolvimento de novas gerações de leitores. Além disso, o simpósio acolherá estudos voltados para o ensino da literatura infantil, abordando metodologias pedagógicas inovadoras, a inserção da literatura no currículo escolar e a formação de professores. Temas como políticas públicas para o fomento da leitura, a questão da censura em obras infantis, e análises críticas de textos e ilustrações também são pontos centrais de interesse, buscando mapear o cenário atual e as perspectivas futuras desse campo. A ideia é acolher perspectivas teóricas bem variadas sobre a literatura infantil na interface com outros campos do conhecimento como psicologia, sociologia, estudos culturais, teoria e crítica literária e áreas afins. Nosso objetivo é fomentar o diálogo interdisciplinar e contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a literatura infantil em suas dimensões cultural, estética e educacional.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Teoria, Mediação, Ensino
Simpósio Temático 5
Estudos do discurso: abordagens teórico-metodológicas para análise de diferentes objetos/temáticas
Coordenação:
Prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes (UFOP)
Profa. Dra. Gabriella Cristina Vaz Camargo (UFOP)
Este Simpósio Temático (ST) visa reunir pesquisas, investigações e estudos concluídos e/ou em andamento que tenham como foco discutir as contribuições teóricas e metodológicas das diferentes correntes de estudos do discurso (a exemplo dos estudos bakhtinianos, dos modelos de análise do discurso de vertente francesa e das abordagens da análise do discurso crítica, entre outros), considerando-se especialmente as versões adaptadas ao contexto da produção acadêmica no Brasil e a sua ampla interface interdisciplinar com outras áreas de conhecimento, como a Psicologia, a História, as Ciências Sociais, a Literatura, a Educação etc. Esta proposta temática se justifica pela importância da área do discurso para os Estudos da Linguagem, pois permite leituras, debates e análises profícuas para uma compreensão do funcionamento sociocognitivo da linguagem em ação na sociedade, possibilitando uma análise da complexidade do mundo em que vivemos e de seus diferentes problemas, tanto locais (como a relação entre o patrimônio cultural e a atividade mineradora) quanto globais (como a violência verbal e as Fake News). Além disso, este ST também visa refletir sobre a produtividade dos estudos do discurso ressaltando a sua pertinência para a articulação entre os eixos da pesquisa, da extensão e do ensino e formação de professores. Desse modo, para além das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória (GEDEM), convidamos os interessados a submeterem trabalhos que analisem objetos em diferentes materialidades e esferas de comunicação, sejam elas literária, publicitária, jornalística, midiática, política, religiosa, educacional etc., desde que estejam ancorados em uma perspectiva discursiva e que evidenciem seus aspectos teóricos e metodológicos.
Palavras-chave: Estudos do discurso; Diálogos teórico-metodológicos; Interfaces interdisciplinares; Perspectivas e objetos de análise
Simpósito Temático 6
Pesquisas em tradução
Coordenação:
Prof. Dr. Adail Sebastião Rodrigues Júnior (UFOP)
Prof. Dr. José Luiz Vila Real Gonçalves (UFOP)
Prof. Dr. Giacomo Figueredo (UFOP)
Este simpósio está aberto a trabalhos que tenham a tradução como objeto principal, e o investiguem conforme diferentes perspectivas. Por conseguinte, o simpósio tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisas em tradução e respectivas correlações com áreas afins, estende desde investigações de base, tais como características do processamento cognitivo, elementos léxicogramaticais do campo semântico experiencial nas obras originais em comparação com suas traduções, processamento de linguagem natural e da tradução, passando pela análise de diferentes objetos, tais como, processo tradutório, mudanças léxico-gramaticais do discurso literário, investigação da linguagem gay, dinâmica de sistemas, até a aplicação do conhecimento, tais como competência tradutória e suas implicações para a formação de tradutores, modelos de texto traduzido para implementação computacional. Espera-se, assim, que os trabalhos que tomarão parte do simpósio considerem um ou mais destes aspectos da tradução e discutam seus resultados de forma a ampliar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre este objeto.
Palavras-chave: Tradução, Processo, Produto
Simpósio Temático 7
Literaturas indígenas: epistemologias, poéticas e didáticas para conhecer e ensinar
Coordenação:
Profa. Dra. Ana Luiza Morais Soares (UFOP)
Profa. Luna Rosa Recaldes (UFOP)
Prof. Dr. Adail Sebastião Rodrigues Júnior (UFOP)
A literatura indígena no Brasil apresenta um repertório vasto e diverso, reunindo autoras e autores de múltiplas etnias, cujas obras abordam temas que vão desde narrativas cosmogônicas ancoradas nas cosmologias de seus povos, até reflexões sobre a identidade indígena em um país marcado por um projeto histórico de negação e apagamento desses sujeitos. Tal literatura contempla ainda as vivências dos indígenas urbanos e desaldeados, construindo uma visão plural e dinâmica das realidades indígenas contemporâneas. Desde os trabalhos pioneiros de Umusi Pãrõkumu e Tõrãmũ Kẽhíri, Olívio Jekupé, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara, até nomes atuais como Ailton Krenak — primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras —, Julie (Truduá) Dorrico, Auritha Tabajara, Marcia Kambeba e Cristino Wapichana, evidencia-se uma produção potente que desafia estereótipos coloniais e propõe novas formas de leitura do Brasil. Neste contexto, o simpósio temático propõe-se a reunir pesquisas que se dedicam à análise crítica de obras da literatura indígena, bem como experiências pedagógicas que integrem essas obras ao ensino escolar, em consonância com a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas nas escolas brasileiras. Consideramos literatura aqui em um sentido expandido, que inclui não apenas romances, contos e poemas, mas também quadrinhos, letras de música, roteiros de cinema e teatro, diários e narrativas orais. O quadro teórico-metodológico do simpósio é interdisciplinar, abrangendo estudos literários, históricos, crítica decolonial, teorias da oralidade, pedagogia crítica e estudos culturais. Pretende-se fomentar reflexões que valorizem a autoria indígena como agente de saber e resistência, promovendo o diálogo entre universidade, escola e comunidades indígenas.
Palavras-chave: literatura indígena, crítica decolonial, práticas pedagógicas
Simpósio Temático 8
A antiguidade e suas temporalidades: poética, retórica e recepção
Coordenação:
Prof. Dr. Alexandre Agnolon (UFOP)
Prof. Dr. Artur Costrino (UFOP)
Prof. Dr. Edson Martins (UFOP)
O objetivo fundamental do Simpósio Temático "A Antiguidade e suas Temporalidades: Poética, Retórica e Recepção" é reunir trabalhos que tenham como foco tanto o estudo, em viés retórico, poético, histórico ou filosófico, de materiais de ordem vária provenientes da Antiguidade, mas também prescritivos do discurso antigo de um modo geral, como o estudo da poética e da retórica; e também pesquisas que, inserindo-se na longa duração do paradigma antigo, foquem no estudo da recepção das artes plásticas, da retórica, da poética e da tradição literária e historiográfica antiga, em tempos e espaços diversos, ressignificados por linguagens diversas, em contextos de produção e circulação diversos, como na Idade Média ou na Modernidade, ou mesmo no Brasil Colônia, ou sua apropriação pelo cinema e audiovisual contemporâneos. A variedade dos trabalhos aceitos leva em conta quadro teórico-metodológico eclético que vai desde o estudo das fontes antigas elas mesmas, em consonância com os modos de composição e circulação coetâneos às obras, e sua apropriação em momentos posteriores à Antiguidade, em consideração às especificidades e às demandas do tempo, até os estudos de recepção a abordar a apropriação e releituras modernas, a partir de obras de jaez variado, de materiais provenientes do Mundo Antigo e de temporalidades subsequentes.
Palavras-chave: Antiguidade; Estudos Clássicos; Poética; Retórica; Recepção
Simpósio Temático 9
O frisson das bichas cintilantes: narrativas e performances de gênero na literatura
Coordenação:
Prof. Me. Túlio Pereira Bastos (UFOP)
Prof. Dr. Rodrigo Correa Martins Machado (UFOP)
Diversos mapeamentos têm sido realizados sobre as múltiplas formas de representação, silenciamento, bem como sobre rupturas e continuidades das subjetividades queer na historiografia da literatura. Assim, de maneira ampla, este simpósio propõe a prospecção de pesquisas voltadas às mais variadas manifestações literárias LGBTQIA+. Articulando a história social e política com a crítica literária, pretende-se investigar como a literatura tem registrado, velado ou desvelado experiências e performances de gênero e sexualidade que desafiam normas e o status quo de cada tempo. Entendemos a literatura, especialmente a literatura LGBTQIA+, não apenas como produto de um referido tempo e espaço, bem como um agente integrante na construção de identidades e percepções do leitor. A abrangência histórica circunscrita por este simpósio permitirá que as transições nas formas de expressão, nas linguagens e nos tópicos relacionados às dissidências e performances sexuais e de gênero sejam evidenciadas, atravessando estéticas e escolas literárias diversas. Com estas premissas, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a proporem comunicações que explorem a construção da memória e da história cultural da comunidade LGBTQIA+ por meio da literatura, e que investiguem narrativas de silenciamento, resistência e agenciamento de diferentes representações. Serão bem-vindas discussões sobre a leitura e a interpretação de textos pertinentes à temática, assim como pesquisas voltadas para a circulação e recepção da literatura LGBTQIA+. Desta maneira, o simpósio visa aprofundar o debate sobre o papel da literatura no entendimento de identidades e experiências LGBTQIA+, além de fomentar a troca de conhecimentos e a produção de novas perspectivas crítico-reflexivas e históricas sobre o tema, contribuindo para o reconhecimento e a valorização de uma parte intrínseca — e frequentemente invisibilizada — de nosso patrimônio literário e cultural.
Palavras-chave: Literatura LGBTQIA+; Memória Cultural; Patrimônio Cultural; Historiografia Literária; Crítica Literária.
Simpósio Temático 10
Estudos sincrônicos e diacrônicos do PB
Coordenação:
Profa. Dra. Soelis Teixeira do Prado Mendes (UFOP)
Profa. Carolina Soares Pimenta (UFOP)
Em sua distinção entre langue e parole, Saussure defendia que a langue seria um complexo sistema de valores puros; ou, em outras palavras, um sistema cujos termos não se definiam por si mesmos, mas, ao contrário, por relações recíprocas. Esse sistema, que ele acreditava ser homogêneo, formaria um état de langue, sendo, então, o objeto de estudo da linguistique da langue. Já a diacronia se encarregaria das mudanças pelas quais uma língua passa no devir do tempo, e tais mudanças ocorreriam na parole. Em seus estudos, Saussure priorizou a sincronia, mas ele tinha em mente que esta seria uma abstração teórica, idealizada como objeto de estudo, já que tinha consciência do movimento das línguas ao longo do tempo. Assim, no século XX, os estudos sincrônicos-descritivos tornam-se hegemônicos, enquanto os estudos diacrônicos ficaram restritos a segundo plano. Mas não tardou muito para que os postulados saussureanos fossem revisitados, e coube a Coseriu (1979) (para citarmos apenas um linguista) a crítica à dicotomia “sincronia” x “diacronia” e, segundo ele, “a descrição e a história da língua (...) constituem juntas a linguística histórica (1979, p.236), segue afirmando que tanto uma quanto a outra são duas faces do mesmo fenômeno. Com o aparato da sociolinguística laboviana ou variacionista, cai por terra a “homogeneidade” do objeto de estudo de Saussure, ou seja, a langue. Em seus Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística, Weinreich, Labov & Herzog (1968) defendem a heterogeneidade sincrônica. Essa “heterogeneidade ordenada” permitiu à mudança linguística se integrar a esse modelo teórico, que desenvolveu o artifício metodológico do “tempo aparente”, dando margem a demonstração da mudança numa “diacronia sincrônica”. Desse modo, com base no estudo da variação de falantes de faixas etárias diferentes e que convivem numa mesma comunidade linguística, num mesmo tempo e lugar, é possível evidenciar, pelas frestas da variação, a diacronia na sincronia. Este Simpósio tem como objetivo abrir espaço para discussões de pesquisas que tenham como escopo estudos de fenômenos linguísticos do PB que sejam analisados sincronicamente, por meio da sociolinguística e/ou diacronicamente, por meio da linguística histórica. Tais fenômenos podem se referir a qualquer parte da gramática do PB, seja da escrita ou da oralidade; bem como a investigações que pretendam se enveredar pelas Ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia e fraseologia.
Palavras-chave: diacronia, sincronia, PB, variação linguística
Simpósio Temático 11
Expressões da Memória – dever ético, figuração e práticas da memória
Coordenação:
Profa. Dra. Mônica Fernanda Rodrigues Gama (UFOP)
Profa. Vitória Gonçalves (UFOP)
Profa. Dra. Laís Maria de Oliveira (IFMG)
Memória da literatura, memória na literatura – esse par sintetiza boa parte das pesquisas que se debruçam sobre a questão da memória em sua relação com a literatura. Observamos a literatura como um meio (um modo de transmissão) e como uma realização em si (um constructo que performa a lembrança) da memória; consideramos a literatura como um contato com a memória individual e com a recordação, e, ao mesmo tempo, com a expressão coletiva de experiências. Lembrar é um ato social, como afirmou Maurice Halbwachs, e, entre os diversos impactos dessa ação, é importante notar o seu efeito no presente. A Memória torna-se, então, um grande objeto de análise e um dever ético para quem observa a literatura e as artes a partir do século XX. Mais que um elogio ou monumentalização – que podem enclausurar o presente –, pensar a Memória é abordar também o esquecimento, o silenciamento, o dever ético de lembrar, a elaboração do passado e a permanência do trauma. Neste simpósio, acolhemos o debate acerca da literatura (também em sua relação com outras artes) que focaliza a tarefa da memória por meio, por exemplo, da autoficção, do testemunho, da escrita de si, da autobiografia, da ficção biográfica, da relação entre literatura e história, da figuração da memória e/ou do trauma, entre outros.
Palavras-chave: Memória; Literatura; Testemunho; Figuração da Memória
Simpósio Temático 12
Estudos de Letramento(s) e Língua Portuguesa: interfaces com ensino e formação docente
Coordenação:
Prof. Me. Ícaro Guilherme Guerra (UFOP)
Profa. Dra. Rómina de Mello Laranjeira (UFOP)
Considerando a natureza transdisciplinar da Linguística Aplicada, à luz das teorias socioculturais do letramento (Barton; Hamilton, 1998; Gee, 2008; Street, 2014) em paralelo com as contribuições da Educação (Freire, 1996; Soares, 2012), este simpósio busca discutir sobre as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade no contexto do ensino de Língua Portuguesa, levando em conta a formação inicial e continuada de professores, a prática em sala de aula na educação básica e as diferentes pesquisas emergentes sobre a temática. Vivemos em uma sociedade grafocêntrica que, cada vez mais, volta seus objetivos para o cumprimento de metas e objetivos, sobretudo os oriundos dos documentos oficiais focados nas avaliações em larga escala. Desta forma, é necessário discutir como tais mudanças desdobram sobre os diferentes letramentos dos indivíduos e para a educação linguística do país. O simpósio abarca diferentes pesquisas, finalizadas ou em andamento, sobre letramentos, que dialogam com a Linguística Aplicada e a Educação e que tratam de temáticas como ensino de Língua Portuguesa, formação inicial e continuada de professores. Espera-se, com esse simpósio, que os pesquisadores dialoguem sobre suas pesquisas e compartilhem saberes referentes aos estudos dos letramentos, ampliando seus repertórios bibliográficos.
Palavras-chave: Letramentos, Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Formação de professores