Simpósio Temático 5
Estudos do discurso: abordagens teórico-metodológicas para análise de diferentes objetos/temáticas
Coordenação:
Prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes (UFOP)
Profa. Dra. Gabriella Cristina Vaz Camargo (UFOP)
Este Simpósio Temático (ST) visa reunir pesquisas, investigações e estudos concluídos e/ou em andamento que tenham como foco discutir as contribuições teóricas e metodológicas das diferentes correntes de estudos do discurso (a exemplo dos estudos bakhtinianos, dos modelos de análise do discurso de vertente francesa e das abordagens da análise do discurso crítica, entre outros), considerando-se especialmente as versões adaptadas ao contexto da produção acadêmica no Brasil e a sua ampla interface interdisciplinar com outras áreas de conhecimento, como a Psicologia, a História, as Ciências Sociais, a Literatura, a Educação etc. Esta proposta temática se justifica pela importância da área do discurso para os Estudos da Linguagem, pois permite leituras, debates e análises profícuas para uma compreensão do funcionamento sociocognitivo da linguagem em ação na sociedade, possibilitando uma análise da complexidade do mundo em que vivemos e de seus diferentes problemas, tanto locais (como a relação entre o patrimônio cultural e a atividade mineradora) quanto globais (como a violência verbal e as Fake News). Além disso, este ST também visa refletir sobre a produtividade dos estudos do discurso ressaltando a sua pertinência para a articulação entre os eixos da pesquisa, da extensão e do ensino e formação de professores. Desse modo, para além das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória (GEDEM), convidamos os interessados a submeterem trabalhos que analisem objetos em diferentes materialidades e esferas de comunicação, sejam elas literária, publicitária, jornalística, midiática, política, religiosa, educacional etc., desde que estejam ancorados em uma perspectiva discursiva e que evidenciem seus aspectos teóricos e metodológicos.
Palavras-chave: Estudos do discurso; Diálogos teórico-metodológicos; Interfaces interdisciplinares; Perspectivas e objetos de análise
