ST 4 - Literatura infantil: teoria, mediação e ensino

Simpósio Temático 4 
 
Literatura Infantil: teoria, mediação e ensino

 

Coordenação:
Profa. Dra. Ivanete Bernardino Soares (UFOP)
Prof. Laércio Francisco de Souza Alves Júnior (UFOP) 
 
O simpósio “Literatura infantil: teoria, mediação e ensino” propõe ser um espaço de debate sobre os múltiplos atravessamentos da literatura endereçada às infâncias. O espaço busca acolher trabalhos que explorem as bases teóricas que fundamentam a literatura infantil, suas particularidades estéticas e seu papel na formação do leitor. Serão bem-vindas também discussões sobre as práticas de mediação de leitura, tanto em ambientes formais quanto não formais, investigando estratégias, desafios e o impacto dessas ações no desenvolvimento de novas gerações de leitores. Além disso, o simpósio acolherá estudos voltados para o ensino da literatura infantil, abordando metodologias pedagógicas inovadoras, a inserção da literatura no currículo escolar e a formação de professores. Temas como políticas públicas para o fomento da leitura, a questão da censura em obras infantis, e análises críticas de textos e ilustrações também são pontos centrais de interesse, buscando mapear o cenário atual e as perspectivas futuras desse campo. A ideia é acolher perspectivas teóricas bem variadas sobre a literatura infantil na interface com outros campos do conhecimento como psicologia, sociologia, estudos culturais, teoria e crítica literária e áreas afins. Nosso objetivo é fomentar o diálogo interdisciplinar e contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a literatura infantil em suas dimensões cultural, estética e educacional.
 
Palavras-chave: Literatura Infantil, Teoria, Mediação, Ensino