A oficina tem como propósito oferecer aos participantes uma formação teórico-prática voltada ao planejamento e à elaboração de sequências didáticas, contemplando as orientações da BNCC e os desafios cotidianos enfrentados em sala de aula. Os objetivos centrais incluem: compreender os princípios que orientam a sequência didática, refletir sobre o papel dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem, discutir formas de articulação entre teoria e prática e, principalmente, elaborar em grupo uma sequência didática aplicável ao contexto escolar. O conteúdo programático contempla a definição e a estrutura das sequências didáticas, a função pedagógica dos gêneros textuais, os critérios para planejar atividades integradas de leitura, produção textual e oralidade, além de estratégias de avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Também serão analisados modelos de boas práticas, servindo como inspiração e guia para a produção coletiva. A parte prática da oficina será realizada em formato colaborativo. Os participantes, organizados em grupos, irão planejar e elaborar uma sequência didática completa, aplicável a situações reais de ensino. O processo envolverá etapas de leitura e discussão de textos de apoio, análise de modelos de sequências já existentes, debates e aprofundamentos em atividades. Ao longo das atividades, os grupos serão orientados a selecionar um gênero textual, identificar as competências e habilidades a serem desenvolvidas, propor atividades integradas de leitura, escrita e oralidade, bem como elaborar instrumentos avaliativos. O produto final será uma sequência didática estruturada, que reflita os pressupostos discutidos e que possa ser utilizada como recurso pedagógico em sala de aula.
Ministrantes:
Rita Cristina Lima Lages (Professora - Departamento de Letras - Ufop)
Vitória Leite Velasco (Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem - Ufop)
